O Botafogo-PB tem um escudo?
Decerto, poucas torcidas no futebol têm como um dos seus principais assuntos a mudança de escudo do seu clube. Esse é o caso do Botafogo Futebol Clube, o Botafogo da Paraíba, ou simplesmente Belo.
Criado na década de 30, o clube tem o mesmo nome de outros Botafogos do Brasil, como o carioca e o xará de Ribeirão Preto. Mas, diferente do paulista, o Belo tem um escudo muito semelhante ao Botafogo RJ. Tendo apenas a estrela vermelha como diferencial.
A semelhança com o clube carioca é motivo de muita discussão e gera incômodo para alguns torcedores do clube, enquanto para outros, a estrela vermelha do Belo é única, independente de qualquer coisa.
Esse debate é bastante válido, mas aqui não vou falar sobre isso, nem mesmo entregar minha opinião. Há uma outra questão que muitos ainda não perceberam sobre o Belo.
O Botafogo Futebol Clube não tem um escudo definido.
Se você está me achando louco por essa afirmação, calma! Eu vou explicar tudo! Antes de mais nada, sei que o clube se encontra em uma péssima situação financeira, escapou de um rebaixamento para a última divisão nacional e têm outras questões muito mais importantes a serem abordadas no início de uma temporada.
Mas eu também quero dizer que: Eu sou um designer e vou falar sobre design. Sim, infelizmente não posso resolver outros problemas do clube. Apesar de ter uma vasta experiência como manager no Brasfoot (risos).
Se você discorda da minha afirmação, mostrarei 3 escudos e você terá que escolher qual é o escudo do Belo:
Bem, independente de qual escudo você tenha escolhido, nem eu, nem você saberemos qual estará certo. Isso porque o clube varia os usos desses escudos nas aplicações. Para entender esse problema, é só dar uma olhada nesses exemplos:
Ok, você pode achar isso um mero detalhe. Mas vamos sobrepor os escudos com a mesma altura. Perceba as diferenças:
Essa variação de usos, feita pelo próprio clube, também teve reflexo nas fornecedoras de material esportivo que, de acordo com a fornecedora da vez, utiliza a versão do escudo de sua vontade:
Certamente que desde a Numer (2017) até a marca própria do time, a Belo 1931, o escudo estampado no peito tem seguido um padrão muito parecido, com pouquíssimas diferenças. Entretanto, as variações ainda aparecem, mas em outras aplicações na camisa. Isso mesmo, duas versões em um mesmo produto. Esse exemplo é do uniforme 2020:
Isso sem contar com os produtos da loja oficial do time:
Bem, acho que você entendeu o meu ponto. Mas qual o reflexo disso para o clube?
Olhando o clube através de uma perspectiva de marca, não é errado ter variações de uma logo, ou escudo. No entanto, isso deve ser estabelecido em um manual de identidade visual (brandbook), que não está presente no site do clube. Essas variações são elaboradas para atender necessidades especiais de aplicações, o que não parece ser o caso atual. O manual é ferramenta essencial para estabelecer padrões tanto para uso interno da marca (produtos, pinturas, etc) quanto para uso de externos (uniformes, canais de comunicação, etc).
Por fim, olhando de um ponto de vista de tradição, um clube precisa ser firme quanto a sua identidade, assumir suas formas, suas cores, sua cultura. Sem perder essa autonomia, por falta de atenção, para terceiros.